4/21/2006

COLUNA DE QUINTA - Dentro e fora da corda

É inegável a pluralidade da maior festa de rua já existente.Salvador se agita e sacode através da música e do pulo da multidão.
O comércio dos abadás nessa época do ano é estrondoso.Como numa feira livre,baianos e turistas negociam o preço da alegria.No estacionamneto do Aeroclube Plazza Show ,situado na Boca do Rio,Jhon Rainey ,empresário americano declara:"My family all goes to leave with Chiclete com Banana.I do not go even so for my parents while not to buy everything for the year that comes"(Minha família toda vai sair com o Chiclete com Banana .Não vou embora para o meu país enquanto não comprar tudo para o ano que vem ).
Os blocos desfilavam lotados no circuito Barra-Ondina.Enquanto atrações famosas e trios independentes dividiam o "palco",os foliões vibravam numa alegria nunca antes vista,que fazia a difrença de raça, cor ,credo e classe social desaparecem em meio às músicas e às fantasias coloridas.
Essa impressão se desfaz na declaração da catadora de lata Ivanilce Santos Silva, 53 anos: "Já perdi 3 filhos durante o carnaval.Já me diverti muito com os artista cantano,mas depois que um gringo levo minha filha de doze ano só saio na rua pa cata lata porque se não morro de fome".
Enquanto a Timbalada passava,o "pau comia",. Ana Flávia Garcia Mendonça pulava e gargalhava com suas amigas ,delirando com os gritos de Ninha ,cantor da sua banda preferida.Ela disse que não sabia quanto a mãe tinha gasto para que ela pulasse esse carvaval de 2005,só sabia que ia sair em 3 blocos diferentes.Disse ainda que :"Minha mãe disse apenas pra eu tomar cuidado.Ficar sempre perto das minhas amigas,não beber nada do copo de desconhecidos e só sair de dentro da corda para entrar no táxi,ela chegou a me encher o saco com isso."
A pluralidade é grande , mas as diferenças também.O carnaval hoje se divide em foliões dos blocos e pipoca.Essa separação não faz parte da tradição carnavalesca.Antigamente ,na época dos nossos pais , todos bricavam nas ruas,curtiam sem medo,se divertiam perfumando as ruas e cantando marchinhas divertidas ,celebrando a alegria.O carnaval hoje se tornou uma festa elitizada e fechada ,sendo daqui a algum tempo impossível abranger a alegria e a diversidade ,símbolos da folia momesca.
"A corda separa os pagantes dos não pagantes,é apenas um instrumento de controle ,não é um instrumento de discriminação",alega Vitor Freitas Fernandes,18 anos.Enquanto Ana Flávia pedia ao segurança do bloco que tirasse um ambulante que atrapalhava sua diversão,Ivanilce implorava a cerveja vazia da menina.


7 Comentários:

Às 12:13 PM , Anonymous Anônimo disse...

muito bom Carla!Que separação..gostei, bem vinda a coluna!bjos

 
Às 7:46 PM , Anonymous Anônimo disse...

ótimo texto
com conteudo crítico
que vergonha, eu só falei bobagem no meu
hehehe

 
Às 4:20 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oi Cau
É Lu amiga de quint
Muito bonitos seus textos.
Gostei muito mesmo texto "Minha escolha"
Siga em frente, pq vc tem o dom
jus ;**********

 
Às 5:51 PM , Anonymous Anônimo disse...

Ei Carlinha como só soube da existência do blog hoje (meio desinformada né, mas antes tarde do que nunca huahauahuahuah)então vou fazer um comentário também sobre os outros textos.

DENTRO E FORA DA CORDA - Você achou um fato "Carnaval" para falar de um grande problema que é a exclusão social.

MENINO DO RIO - Está ótimo, achei o final perfeito, porque faz com que os leitore captem bem sua mensagem "conseguiremos tirar do irreal a real solução"

GAROTA DE PLÁSTICO - Simplesmente o máximo, você conseguiu falar de uma maneira incrível sobre uma coisa que atinge grande parte da população principalmente na nossa idade a falta de personalidade, hoje as pessoas querem ser o que o meio "exige" e não o que elas simplesmente sonham...não sei porque ao ler esse conto minha mente cantarolava a canção "Carro e grana" de Leoni!

A MINHA ESCOLHA - Muito bem escrito, enxerguei alma e emoção nesse texto.

Aeeeee Carlinha tá de parabéns pelos textos!!!

 
Às 11:01 PM , Anonymous Anônimo disse...

Oiee Carlinha!!
Muito massa o seu texto!
E axei mais legal ainda, pelo fato de vc ter pego uma separação q não fosse conjugal! Adorei!!
Beijokas!!

 
Às 8:45 PM , Anonymous Anônimo disse...

O carnaval hoje em dia é onde se pode ver a maior desigualdade de renda da população, quem tem, ótimo, pula seu carnaval nos trios ao som dos músicos prediletos. Quem não tem, aí fodeu , vai se espremer e quase se matar por um espaço na pipoca quando o Chiclete está passando.
Como você mostrou no texto, uma menina que não tem que menor idéia de quando a mãe teve de gastar para ela pular em 3 blocos(provavelmente os mais caros), enquanto uns estão lá morrendo e matando por uma latinha, e ainda vem me falar que no carnaval há uma união das pessoas em torno de um ideal maior: a alegria.
Posso ate falar besteira, mas carnaval é um bom momento para sentir as diferenças sociais, um povo que tem dinheiro e outro que não tem quase nada(ou as vezes nada mesmo) mas junta o ano todo porque quer ver o “Chicretão”, mesmo que tenha de aturar a confusão da pipoca.
Por isso que eu ainda prefiro dormir no carnaval.


______________________________
da proxima vez eu vou me conter num simples "texto legal, continue assim."
uhauhauhauhahuahuahuahuhahuauhahu

 
Às 9:05 AM , Anonymous Anônimo disse...

Carlinha!
Que legal esse texto!
Realmente esse é um dos retratos da divisão social no Brasil!!
Parabéns!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial