8/26/2006

Coluna de quinta : O que falar sobre janelas?

Sinceramente, eu não sei oq escrever essa semana. Quando o tema foi sugerido, eu não pensei que seria difícil escrever sobre uma coisa tão banal...pelo visto me enganei.
Talvez esteja aí o problema: Geralmente tentamos escrever sobre coisas belas, lemos sobre política, economia, filosofia...Estudamos, estudamos, estudamos e esquecemos das coisas que vemos todos os dias, coisas como uma janela.
Talvez você, assim como eu, nunca tenha parado pra pensar sobre a função de uma jenela, por exemplo.Por que será?Serão as janelastão desimportantes ao ponto de não serem vistas, ou melhor, observadas?Não estou aqui falando dos olhos, tão exeustivamente citados como sendo "a janela da alma", nem dos textos e poesias que falam coisas do tipo : "foi através daqueles olhos que pude mergulhar na sua alma e explorar os seus mais íntimos segredos" ou "aqueles olhos me diziam tudo, através dele ela me disse coisas q eu nunca imagiei descobrir" e blá, blá, blá.
Estou falando das "janelas janelas", aqueles buracos feitos nas paredes da sua casa que vem acompanhados de vidros tranparentes, fumês, rosas, laranjas, verdes, dourados, como queiram. Terão elas sentido tão poeticamente profundo quanto os olhos? Sim, talvez até mais. Você já parou pra pensar que através destes simples buracos pode-se conhecer toda uma vida ?
Pois é, eu também nunca tinha percebido a gravidadede se ter uma janela. Será que alguém me viu fazendo o que eu queria fazer se ninguém pudesse me ver????Santo deus, CUBRAM AS JANELAS!!!!!!!!!!!!!
Ou melhor....não, não cubram. Se cubrirem, como é que eu vou descobrir se o meu vizinho da frente brigou ou não com a namorada,se aquela mulher completamete estranha é ou não é homossexual, ou se, ou se... É, com certeza você também deve descobrir bastante coisas através da sua janela... Velhinhos dançando, senhoras cantando, vagabundos estudando, garotinhas transando...E o que mais?
Hoje eu também pensei: pra que televisão se temos as janelas? Parece loucura, mas veja :Os buracos na parede são muito mais interessantes!Têm mais mistério, mais veracidade, mais pureza. Tá, eu sei... Seria um caos se as pessoas resolvessem ficar penduradas na janela com a mesma frenquência com que assistem TV, ningém ia fazer mais nada de forma espontânea com todos aqueles olhos espiando e esperando o espetáculo, não teria mais graça. Mas lembrem-se: as cortinas servem para isso, pra ninguém ver que você está vendo. Parece sujo e desonesto, mas é real.Quem nunca olhou por entre as cortinas?Se você nunca olhou, olhe ! Não sabe o que está perdendo.
Bom, desculpem se assustei vocês ... Na verdade, a pureza de pensamentos ás vezes assusta, mas espero que tenham entendido a essência da coisa. Não que nós sejamos artistas do BBB 1000, ou que os nossos passos sejam vistos e ouvidos pelos nossos vizinhos,mas, com certeza, você já teve seus minutinhos de fama. Por isso, abra as cortinas e seja feliz! Mas cuidado: as paredes têm ouvidos, ou melhor, olhos. E por falar nisso... deixa pra lá, eu definitivamente não sei quais são os ouvidos das paredes. Quem sabe aquela vizinha que sempre sabe o que eu falei ao telefone não saiba exatamente onde eles estão ? Se souber, não vaoi me dizer tão facilmente.
Agora, vamos cuidar das nossas vidas, ou melhor, eu cuido da sua e você cuida da minha. Que tal? E assim, com as vidas devidamente cuidadas, " vamos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitir, sempre espiando e cantando, e dançando, e vivendo, e sendo descoberto...Tudo isso faz parte do nossso show, sofisticadamente chamado de vida.

4 Comentários:

Às 6:26 PM , Anonymous Anônimo disse...

ninguem nem me avisa da coluna de quinta=/
mas mesmo assim eu vou escrever. auehauehaeuahu
naõ tenho muito o que comentar sobre seu texto o meu texto, de certa forma vai dizer o que eu penso sobre janelas.
bjoss.

 
Às 9:45 AM , Anonymous Anônimo disse...

desculpa cássio rsrs, nem escrevi..aee carla!!reponsabilidade rs as janelas realmente tem muito o que falar, como vc msm disse-esta´tudo se tornando tão banal e tão despercebido aos olhos humanos..vou escrever..se tiver uma idéia pro próxima tema avisa..abraços

 
Às 1:33 PM , Blogger CLEBER SILVA disse...

Tema livre daqui por diante.
Venho colocar minha luta incessante pelo tema livre da coluna de quinta. Liberdade, pelo amor de Deus. Vocês estão sendo uns ditadores...blábláblá...

Atenção: Depois das "Portas da Percepção" e "Porta da Esperança", estarei lançando brevemente " A Janela do Meu Quarto Está Quebrada Escorada Por Madeiras Velhas. Não Há Mais Vidros Nela"

Veja meu novo endereço de blog:
www.acarajeenvenenado.blogspot.com

 
Às 10:27 AM , Blogger Ivani disse...

Ahh
eu tb quero escrever a coluna de quinta...me avisa o próximo tema ta!
adorei o texto tb viu
bju

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial